Desportivas
Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense
Em 16 de Abril de 1946 foi fundado, em Gaeiras, o Sport União Gaeirense, tendo como fundadores José Félix Quitério, Amadeu Damião, José Félix Nunes, José Cipriano, Martinho Cipriano, António Laura, Alfredo Veludo, Adriano Alves, José Faria Félix e José Ferreira (Marmelo).
Necessitando de um campo para jogos foram alguns destes elementos falar com o senhor Faustino da Gama, tendo-lhes sido cedido o terreno onde foi instalado o Campo do Codorno, passando, em 1978, depois de uma grande remodelação, a designar-se Parque de Jogos Luís Filipe da Gama.
Os objectivos eram unicamente a prática do futebol e a realização de alguns bailes. Mais tarde, em 2 de Janeiro de 1960, passou a designar-se por Sociedade Recreativa Gaeirense, mantendo os mesmos objectivos iniciais. Finalmente em 18 de Junho de 1976 com a alteração dos estatutos mudou o nome para Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense.
A partir daqui sofreu uma grande evolução com a criação de um grupo de teatro e também de novas modalidades, como o atletismo, o xadrez, as damas, o andebol e o basquetebol, estas ultimas só a nível de clube também nesse ano a Colectividade se filiou na Associação de Futebol de Leiria participando desde a época 76/77 nos campeonatos organizados por essa associação.
«Tudo terá começado em 1942 com uma ‘discussão’ entre o José Quitério e o Alfredo Veludo em que o Quitério garantia que o acordeonista Manuel Coelho era melhor que o «Três Beiços» e o Alfredo dizia o contrário, então para resolver a questão formaram cada um uma equipa de futebol, tendo ganho a equipa do Alfredo por 5 a 2, a partir daí, foi-se jogando em vários sítios, no Casal do Lucas, no Arraial e por fim no terreno do José Casadinho (actual stand da Toyota) a pedido do Mário Nunes.
Então já em 1944, novamente o Mário Nunes acompanhado pelo José Quitério, Amadeu Damião, Manuel Pinto e do António Pinto foram pedir ao então ganadeiro Sr. Faustino da Gama um terreno para fazerem um campo de futebol ao que este acedeu. Este terreno é onde hoje se situa o Parque de Jogos Luís Filipe da Gama, muita gente lá trabalhou a endireitar o terreno, pois este tinha um grande desnível, o transporte das terras era feito com carros de mão e com vagonetas que vieram emprestadas
da fabrica do giz.
Depois de terem o campo pronto decidiram formar o clube a que deram o nome de Sport União Gaeirense, cuja fundação se deu no dia 16 de Abril de 1946, sendo feito o primeiro jogo do Sport União Gaeirense, contra o Bairro da Sra. da Luz, com o resultado de 1-2.
A equipa chegou a ser treinada por um espanhol que também treinava o Caldas, pelo Sr. Sousa Farmacêutico e pelo Sr. Gil, fiscal da moagem.
Seguiram-se muitos jogos contra varias equipas, entre os quais há a destacar um jogo contra a equipa da Casa Pinto Basto disputado no Estádio Nacional «Martinho Cipriano».
Em 1986 iniciou-se a construção, do Pavilhão Gimnodesportivo e sede cujo terreno foi cedido pelo Sr. José Ferreira Pinto Basto, por uma Comissão (COMEGA) liderada pelo Sr. José Félix Quitério que conjuntamente com o apoio de muita gente anónima, empresas e autarquia conseguiram terminar esta obra que foi entregue em cerimónia pública
à Direcção da S.C.R. Gaeirense no ano de 1996.
Actualmente, a Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense dispõe de excelentes instalações desportivas, nomeadamente o Pavilhão Gimnodesportivo com ginásio e um Parque Desportivo com campo principal com relvado sintético, tendo um elevado número de atletas nas modalidades de Futebol de onze, Futebol de sete, Futsal, Basquetebol, Kempo e Ginástica.