Junta de Freguesia de Gaeiras

Desportivas

Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense

Em 16 de Abril de 1946 foi fundado, em Gaeiras, o Sport União Gaeirense, tendo como fundadores José Félix Quitério, Amadeu Damião, José Félix Nunes, José Cipriano, Martinho Cipriano, António Laura, Alfredo Veludo, Adriano Alves, José Faria Félix e José Ferreira (Marmelo).
Necessitando de um campo para jogos foram alguns destes elementos falar com o senhor Faustino da Gama, tendo-lhes sido cedido o terreno onde foi instalado o Campo do Codorno, passando, em 1978, depois de uma grande remodelação, a designar-se Parque de Jogos Luís Filipe da Gama.
 
Os objectivos eram unicamente a prática do futebol e a realização de alguns bailes. Mais tarde, em 2 de Janeiro de 1960, passou a designar-se por Sociedade Recreativa Gaeirense, mantendo os mesmos objectivos iniciais. Finalmente em 18 de Junho de 1976 com a alteração dos estatutos mudou o nome para Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense.
 
A partir daqui sofreu uma grande evolução com a criação de um grupo de teatro e também de novas modalidades, como o atletismo, o xadrez, as damas, o andebol e o basquetebol, estas ultimas só a nível de clube também nesse ano a Colectividade se filiou na Associação de Futebol de Leiria participando desde a época 76/77 nos campeonatos organizados por essa associação.
 
«Tudo terá começado em 1942 com uma ‘discussão’ entre o José Quitério e o Alfredo Veludo em que o Quitério garantia que o acordeonista Manuel Coelho era melhor que o «Três Beiços» e o Alfredo dizia o contrário, então para resolver a questão formaram cada um uma equipa de futebol, tendo ganho a equipa do Alfredo por 5 a 2, a partir daí, foi-se jogando em vários sítios, no Casal do Lucas, no Arraial e por fim no terreno do José Casadinho (actual stand da Toyota) a pedido do Mário Nunes.
 
Então já em 1944, novamente o Mário Nunes acompanhado pelo José Quitério, Amadeu Damião, Manuel Pinto e do António Pinto foram pedir ao então ganadeiro Sr. Faustino da Gama um terreno para fazerem um campo de futebol ao que este acedeu. Este terreno é onde hoje se situa o Parque de Jogos Luís Filipe da Gama, muita gente lá trabalhou a endireitar o terreno, pois este tinha um grande desnível, o transporte das terras era feito com carros de mão e com vagonetas que vieram emprestadas
da fabrica do giz.
 
Depois de terem o campo pronto decidiram formar o clube a que deram o nome de Sport União Gaeirense, cuja fundação se deu no dia 16 de Abril de 1946, sendo feito o primeiro jogo do Sport União Gaeirense, contra o Bairro da Sra. da Luz, com o resultado de 1-2.
 
A equipa chegou a ser treinada por um espanhol que também treinava o Caldas, pelo Sr. Sousa Farmacêutico e pelo Sr. Gil, fiscal da moagem.
 
Seguiram-se muitos jogos contra varias equipas, entre os quais há a destacar um jogo contra a equipa da Casa Pinto Basto disputado no Estádio Nacional «Martinho Cipriano».
 
Em 1986 iniciou-se a construção, do Pavilhão Gimnodesportivo e sede cujo terreno foi cedido pelo Sr. José Ferreira Pinto Basto, por uma Comissão (COMEGA) liderada pelo Sr. José Félix Quitério que conjuntamente com o apoio de muita gente anónima, empresas e autarquia conseguiram terminar esta obra que foi entregue em cerimónia pública
à Direcção da S.C.R. Gaeirense no ano de 1996.
 
Actualmente, a Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense dispõe de excelentes instalações desportivas, nomeadamente o Pavilhão Gimnodesportivo com ginásio e um Parque Desportivo com campo principal com relvado sintético, tendo um elevado número de atletas nas modalidades de Futebol de onze, Futebol de sete, Futsal, Basquetebol, Kempo e Ginástica.

Grupo de Cicloturismo de Gaeiras

O Grupo de Cicloturismo Gaeiras é uma Associação de direito privado sem fins lucrativos, com sede na Vila de Gaeiras, fundada em 05 de Outubro de 2003, constituída por Escritura Pública em 28 de Novembro de 2007 a qual tem por objecto promover o desenvolvimento de actividades relacionadas com o cilcloturismo e o ciclismo.
 
Desde a datada sua abertura que o número de associados tem aumentado constantemente bem como os praticantes de ciclo turismo, todos residentes na freguesia de Gaeiras e que aos fins-de-semana percorrem vários quilómetros pelas estradas da região levando bem longe o nome da nossa Vila.
 
Inscritos na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta participamos anualmente em cerca de dez provas pelo que nos consideramos
também um óptimo meio de divulgação da «marca» Gaeiras.
 
Scroll to Top