Junta de Freguesia de Gaeiras

Heráldica

D.R. III Série nº 188, de 16 de Agosto de 1995​​

Simbologia

Brasão – Escudo de verde, duas brochas de caiar de prata, passadas em aspa e um cacho de uvas de ouro, sustido de prata, alinhados em faixa, entre uma armação de moi­nho de ouro, cordoada do mesmo, vestida de prata, em chefe e um gaio de ouro, realçado de negro, em ponta. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «VILA DE GAEIRAS».

Bandeira – esquartelada de verde e amarelo. Cordão e bordas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo Branco – circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: “Junta de Freguesia de Gaeiras – Óbidos”.

LOGOMARCA, de 19 de abril de 2022

 

 LOGOMARCA

Uma reinterpretação da heráldica representativa da freguesia de Gaeiras.

Os símbolos tão icónicos desta vila – o gaio, o moinho, o vinho e a cal ou a arte de caiar – são o mote para a criação deste logótipo. A tradição que carregam estes ícones perdura: nas cores, no formato, na tipografia e em todo o comportamento desta identidade gráfica que se assume como a assinatura “Gaeiras”, perante os Gaeirenses e o mundo. O brasão continuará a ser uma representação oficial da freguesia.

A nova identidade gráfica de Gaeiras surge da fusão entre a história e o futuro – aqueles que são os símbolos do legado Gaeirense e os eixos de ação de hoje em diante – de “uma freguesia que tem conseguido um nível de desenvolvimento de destaque”.

Esta conjugação trabalhada numa versão modernizada, resulta numa assinatura forte, apelativa e coesa, onde a iconografia heráldica se dilui harmoniosamente na forma do texto “Gaeiras” e onde predomina a cor do Ouro – cor herdada do brasão.

No topo do G, início de tudo, existe um movimento arrastado que simula o rasto da cal pintada a escova na parede e que continua num movimento geométrico circular, tal como as velas do moinho – simbolizam ARTE, CULTURA, TRADIÇÃO, PATRIMÓNIO.

Junto a este, o gaio que se movimenta próximo de todos, de asas abertas sobre os campos, as vinhas e o rio Arnóia – simbolizam HISTÓRIA, VIDA, AMBIENTE, INOVAÇÃO.

Também a tipografia selecionada contribui para uma logomarca própria, inconfundível e fácil de memorizar, sendo ela robusta e dinâmica, que através das serifas especiais dá continuidade ao movimento iniciado no símbolo (G). Lemos das esquerda para a direita e de cima para baixo, o fluxo da designação (Gaeiras freguesia): observamos uma logomarca equilibrada na sua distribuição gráfica e com uma estrutura bem definida, sendo a versão principal e que apenas se pode transformar seguindo as normas do manual que se anexa.

ICONOGRAFIA

Scroll to Top